Gestão de Ativos Corporativos ou Enterprise Asset Management (EAM) é uma metodologia de gestão viabilizada através de uma solução de software formada por um conjunto de procedimentos específicos automatizados para a execução de atividades e processos que abrange a gestão dos Ativos Corporativos.
Ativo Corporativo é qualquer item (corpóreo ou não corpóreo) que tem algum valor para a Organização, ou tem potencial para gerar valor. Esta definição estabeleceu padrões para a Gestão de Ativos Corporativos por se tratar de uma norma aplicável a qualquer tipo de Organização e do tipo de bens de capital tangíveis e intangíveis que constituam os seus Ativos.
Seguindo as determinações da norma ISO 55001, que mesmo não tratando especificamente de sistemas, determina que todos os dados sobre os Ativos Corporativos, durante o seu ciclo de vida, sejam armazenados no mesmo banco de dados e portanto no mesmo sistema de gestão de Ativos.
Com o EAM, as organizações podem adequar a infraestrutura e otimizar processos, como planejamento, orçamento e aquisição de ativos, rastreamento de movimentações, manutenção e reparo, calibração, redistribuição ou descarte de ativos ao final de seu ciclo de vida com a melhor rentabilidade funcional possível .

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO EAM:
- Melhoria no desempenho financeiro;
- Melhoria na gestão de riscos;
- Aumento da conformidade nas ações em nível corporativo;
- Ganho em efetividade operacional;
- Aumento da qualidade dos produtos e serviços;
- Melhoria sensível dos controles de monitoramento;
- Promoção da sustentabilidade organizacional;
- Redução de custos;
- Prevenção de problemas relacionados à segurança;
- Compatibilização com normas ISO;
- Gestão integral do ciclo de vida dos Ativos;
- Automação de alertas evitando situações de criticidade funcional;
- Integração das informações;
- Funcionamento da Organização com elevado nível de gestão preventiva de riscos funcionais e com alta disponibilidade operacional.